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Templates de E-mail para Workflows

O recurso de workflows, usado tanto na operação quanto no comercial, inclui a possibilidade de enviar e-mails pré-configurados. Estes e-mails servirão para agilizar o trabalho dos operadores, além de garantir uma diretriz na comunicação externa da empresa. Naturalmente, o operador sempre poderá modificar o conteúdo, permitindo que ele inclua sua identidade ou faça pequenos ajustes no envio. : )

Configuração

Para ter acesso à configuração, é necessário ter a permissão Worfklow / Parametrizador.

Box de configurações de workflows.

Acesse então a opção Templates de E-mail. Os templates serão listados, e um botão “Novo” estará disponível no canto direito superior da tela.

Criando um novo template

Ao criar um novo template, 3 campos serão exibidos: Nome, Assunto e um campo com formatação para o corpo. Veja a imagem abaixo.

O campo Nome servirá para que o e-mail seja localizado no workflow. Portanto, escolha um nome para organização interna – ele não será enviado em lugar nenhum.

O campo Assunto já é parte do e-mail – ele é o “Assunto” que vai na mensagem. Neste campo, tal como no corpo, você pode usar as tags listadas na lateral (Tags de Tickets).

O campo do Corpo é o campo grande, com ícones de formatação. Você pode colar um texto formatado do Word aqui, por exemplo. Use tags e formatações à vontade. O e-mail será enviado em formato Html.

Um exemplo de e-mail é como abaixo.

Formatação e cálculo dos campos

Em todos os lugares do Nimbly em que é possível usar Tags, é possível formatá-las de acordo com alguns padrões:

  • Se o campo for data, você pode usar alguns formatos:
    • dd/MM/yyyy formatará o campo como 05/07/2020
    • d/MMM formatará o campo como 5/julho
    • dd/MM/yyyy HH:mm formtará o campo com data/hora, como 05/07/2020 15:00
    • Consulte os formatos completos consultando a documentação da Microsoft
  • Se o campo for um valor, você tem outras opções:
    • 0.00 formatará o campo com duas casas decimais (por exemplo: 1023,29)
    • #,##0.00 formatará o campo com separadores de milhar e duas casas decimais (por exemplo: 1.023,29)
    • Note que o “.” (ponto) é substituído pelo separador decimal (vírgula), e a vírgula é substituída pelo separador milhar (ponto)

Um outro recurso que pode ser útil é o percentual. Se você utilizar um campo de número, você pode calcular um percentual deste valor como no exemplo abaixo:

  • {Comercial.ValorItens:12,5P} calculará 12,5% do valor do itens, para (por exemplo) expor os impostos pagos

Você também pode combinar os dois campos:

  • {Comercial.ValorItens:12,5P:0.00} calculará 12,5% do valor do itens e formatará o resultado com duas casas decimais.

Por fim, se o campo for texto, você tem algumas opções:

  • {Tag:CPFCNPJ} formatará o campo (“Tag”) com a máscara de CPFCNPJ (por exemplo: {TicketPreCadastroPessoa.CPFCNPJ:CPFCNPJ})
  • {Tag:FirstWord} pega apenas a primeira palavra do valor. Use este comando para, por exemplo, pegar o primeiro nome do contato {NomeContato:FirstWord}. Espaços, vírgulas e etc serão usados como divisor de palavras.
  • {Tag??ValorPadrao}, ou {Tag:FirstWord??ValorPadrao} fará com que o valor padrão seja aplicado (ao invés de “vazio”) caso a tag não possua valor. Um exemplo seria: “Oi, {NomeContato:FirstWord??pessoal}, tudo bem?”. Neste caso, o Nimbly pegará o primeiro nome do contato, ou escreverá “pessoal” (Oi, pessoal, tudo bem?) caso não haja nome no ticket. 🙂

Vinculando a um workflow

Depois de salvar o novo template, você verá uma caixa de seleção para indicar quais workflows possuirão aquele template.

Basta usar o botão “+” para adicionar os workflows desejados e pronto: o e-mail poderá ser usado em qualquer ticket!

Exemplo de envio de e-mail por dentro de um ticket de workflow.
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