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Criando e configurando um workflow

Os workflows representam o módulo mais versátil do Nimbly. Você pode criar um fluxo de trabalho para qualquer processo da sua empresa, incluindo:

  • Fluxo comercial para vendas e pré-vendas;
  • Fluxo para atendimento/helpdesk;
  • Registro de procedimentos e playbooks;
  • Documentação técnica de projetos;
  • Geração de contratos e outros documentos;
  • Processos de seleção de candidatos para vagas.

Para que isso seja possível, o módulo oferece uma gama incrível de recursos, como registro de anotações, criação de tarefas e contatos futuros, envio de e-mails, geração de documentos em PDF e muito mais. Neste artigo, você entenderá como configurar um novo workflow.

Criando o workflow

Para criar um workflow novo, acesse a área de Workflows pelo menu lateral esquerdo. Procure o botão “Adicionar”. A seguinte caixa de diálogo será aberta:

Escolha um nome para o workflow (exemplo: Helpdesk), e aproveite para escolher um ícone e uma cor.

Dica: separe os workflows por cores de acordo com a área; assim, à medida que as pessoas possuírem múltiplos workflows de áreas diferentes, elas conseguirão se localizar mais facilmente!

Depois, selecione as configurações que se aplicam. Caso você deixe tudo em branco, um workflow padrão será criado. Por padrão, todo workflow já possui várias funcionalidades:

  • Registro de anotações e follow ups
  • Anexo de arquivos
  • Comentários e respostas
  • Envio de e-mails, com rastreio de abertura
  • Geração de documentos em PDF
  • Tarefas como contatos futuros
  • Fluxo customizável

Com os adicionais, você ainda pode ir mais longe.

  • Conteúdo atemporal: esta é uma opção simples de exibição. Quando marcada, o workflow deixa de exibir a data de inclusão do ticket.
  • Tarefas (Projetos): além dos contato futuros agendados, o ticket possuirá a possibilidade de criar tarefas associadas a projetos. Use esta opção em caso de fluxos de suporte ou de sprints de projetos.
  • Consumo de Contrato: o ticket tem a habilidade de registrar consumo em itens de contrato (por exemplo, horas de suporte). Marque esta opção para usar este recurso.
  • Comercial: marque esta opção se este for um fluxo comercial de qualquer tipo (serviços ou produtos). Esta opção modificará a exibição do workflow, adicionando opções como MRR (R$), previsão de fechamento e temperatura.
  • Comercial: Itens de Serviço: habilita a aba de Itens de Serviço, para a venda de serviços aprimorada. Esta aba exibirá os itens cadastrados na prateleira de serviços.
  • Itens de Estoque: habilita a aba de itens de estoque, permitindo a movimentação destes itens (para fluxos de venda, devoluções, assistências e etc).
  • Pré-cadastro da Pessoa: habilita a aba para que seja realizado o pré-cadastro da pessoa dentro do ticket. Use esta aba em fluxos comerciais, de emissão de contratos e etc.
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