Como emitir NFS-e em Belo Horizonte/MG
Para emitir notas fiscais de serviços em Belo Horizonte/MG via Nimbly (ou seja, de forma automatizada ou semi-automatizada), siga as instruções abaixo! Em menos de 5 minutos, você estará pronto para a emissão! 🙂
Configure a empresa
Acesse Configurações > Empresas e cadastre o CNPJ. Os dados do CNPJ serão baixados automaticamente, mas você ainda deverá preencher alguns campos:
- Inscrição Municipal: preencha os números da Inscrição Municipal. Você pode obtê-la de qualquer NFS-e já emitida pelo cliente, ou direto no cadastro da empresa. Note que a IM pode começar com os dígitos da atividade da empresa (por exemplo: a empresa tem atividade 01.01, e a IM dele é apresentada como 0101938283); neste caso, alimente o campo sem estes 4 dígitos.
- Optante pelo simples: indique se ele é optante pelo simples ou não.
- Regime especial do RPS: consulte a contabilidade da empresa e informe o regime especial, quando se aplicar.
- CNAE: opcional para BH. Caso você preencha, ele será enviado para a prefeitura.
Vincule o certificado digital
O certificado digital A1, válido, deve ser vinculado no Nimbly, na mesma área (Configurações > Empresas). O arquivo com extensão PFX deve ser anexado ao sistema, juntamente com a senha. Caso dê tudo certo, a validade do certificado será exibida na listagem.
Configure os serviços
A prefeitura de Belo Horizonte exige o item na lista de serviços nacional (LCP116) e também o item na lista de serviços do munícipio. Ative os itens na lista nacional (vários já estão pré-cadastrados, por padrão), e cadastre os itens da lista do município.
Particularidades
A prefeitura de Belo Horizonte/PR não permite que uma NFS-e seja emitida sem tomador. Os dados Nome, Logradouro, Número e Cidade do tomador serão obrigatórios para esta emissão.
Pronto!
Depois destas configurações, você estará apto a emitir notas na prefeitura! 🙂