Comece por aqui: entenda a parametrização fiscal
Como todo sistema, o Nimbly tem uma lógica de programação dos impostos para a nota fiscal de produto (NF-e, modelo 55). Este artigo procura explicar qual é esta lógica, a fim de que você encontre o caminho de configurações depois. Portanto, este deve ser o primeiro artigo do tema que você deve ler! : )
Passo 1: as regras
O começo da história são as Regras de Tributação. Normalmente, uma empresa terá uma regra de tributação por CNPJ que está faturando (não o cliente, a empresa vendedora). Ou seja: se você possui 1 CNPJ, você possuirá 1 regra.
Dentro da regra, você deverá cadastrar todas as combinações possíveis de CFOP x UF. Vamos pegar um exemplo?
Empresa de comércio situada no estado de SP
Empresas de comércio usam, para venda de produtos, o CFOP 5102 (caso não tenha ST). Então, a primeira linha a ser cadastrada é esta: 5102. Neste caso, não é necessário especificar o estado, mas você pode por questões de se organizar.
A segunda regra é a 6102, e aqui tem uma dica: se todos os estados usam as mesmas alíquotas de ICMS, PIS e COFINS, você pode especificar somente 1 vez o 6102, sem especificar o UF. Isso fará com que todas as vendas para fora do estado busquem esta regra.
Agora imagine que todos os estados têm a mesma regra, “menos 1”. Neste caso, crie uma terceira linha, com 6102, especificando o UF. O Nimbly sempre dará prioridade para a linha que contem o UF preenchido; caso não encontre, ele buscará uma linha em branco.
Configure os outros CFOPs e UFs que sua operação usará, e então vamos configurar as operações fiscais!
Passo 2: Operações fiscais
Depois de criadas as regras (que é a parte mais chata), agora é hora de criar as operações fiscais. As operações são mais simples, e agrupam parâmetros como finalidade da nota (normal, devolução, etc.), operação (entrada/saída), base do custo dos itens (valor zerado? custo? tabela de preços?) entre outros.
A ideia das operações fiscais é que você crie uma operação para cada… operação! 😬 Veja alguns exemplos:
- Venda de produtos: Finalidade Normal, Operação de Saída, Valor dos Itens = Tabela de Preços
- Remessa de bonificação: Finalidade Normal, Operação de Saída, Valor Zerado
- Devolução para indústria: Finalidade Normal, Operação de Saída, Custo dos Itens
- Nota de Entrada: Finalidade Normal, Operação de Entrada, Custo dos Itens
Simples, né!? Não tem muito segredo aqui, mas esta parte é bem importante! : )
Passo 3: Itens
Agora, é hora de cadastrar os itens! Comece com o cadastro básico do item, como nome, modelo, fornecedor e etc. Configure também o custo, assim você garante a aplicação do markup para a tabela de preços.
Então, você deverá configurar os CFOPs para as operações fiscais criadas. Assim, garantimos que a venda seguirá os parâmetros corretos!
Pronto!
Agora estamos prontos para vender! Basta criar seu workflow de vendas de itens e iniciar seu processo! 🚀