Pular para o conteúdo

Empresas e Certificado Digital

O Nimbly é um sistema “multi CNPJ”. Isso significa que é possível operar vários CNPJs dentro da mesma plataforma – dependendo apenas do seu plano contratado! 🙂

Entre as vantagens de manter todos os CNPJs do seu grupo na mesma plataforma, certamente estão:

  • Centralização do controle da empresa, mantendo tudo dentro da mesma plataforma;
  • Avaliação de resultados individual, mas também compilado entre todas as unidades de negócio;
  • Apenas um sistema e um login por pessoa da sua empresa, mesmo que ela opere diferentes empresas.

Por isso, todos os CNPJs da empresa devem ser configurados. Caso a empresa emita notas fiscais (produtos ou serviços) via sistema, ainda será necessário anexar o certificado digital (A1) de cada uma delas!

Configurando a empresa

Acesse Configurações > Empresas. Caso seja a primeira empresa a ser cadastrada, a tela de cadastro será aberta automaticamente. Caso contrário, a listagem será aberta. Clique em “Nova”, no canto superior direito da tela.

Já no cadastro, preencha o CNPJ. As principais informações serão importadas diretamente da Receita, e basta confirmá-las.

Em caso de emissão de nota fiscal

Para emitir notas fiscais, algumas configurações extras são importantes:

  • Inscrição Estadual: preencha com a IE da empresa quando a empresa for emitir NF-e (notas fiscais de produto). Caso a empresa seja isento, deixar o campo em branco.
  • Inscrição Municipal: preencha com a Inscrição Municipal da empresa quando ela for emitir NFS-e (notas fiscais de serviços). Este campo deve ser preenchido sem máscara, e um detalhe importante: em geral, a inscrição municipal pode começar com a atividade econômica principal da empresa (por exemplo: 01.01.18327-2); neste caso, elimine o “0101” da frente. Você reconhecerá este campo relacionando a lista de serviços prestados pela empresa.
  • Número do CNAE: preencha com o CNAE em caso de emissão de NFS-e. Nem todas as prefeituras exigem este preenchimento, mas algumas sim!
  • Optante pelo Simples: marque esta caixa se a empresa for optante.
  • Regime Especial do RPS: esta informação é fornecida pela sua contabilidade – na dúvida, não selecione nada.

Contador responsável

Você notará que o cadastro possui um campo para relacionar o Contador Responsável. Deixe este campo em branco – ele será usado apenas no módulo de Folha de Pagamento, ainda em fase beta. : )

Certificado Digital

Salve o cadastro e pronto! A empresa estará cadastrada! Agora, volte à tela de listagem e clique em Certificado.

Ao clicar em Certificado, anexe o certificado A1 emitido pela sua certificadora (arquivo .pfx), e preencha a senha. Se a informação estiver correta, a validade do certificado será exibida na listagem e a configuração da empresa estará pronta!

Unidades de Negócio e Centros de Custo

Para facilitar o processo, ao cadastrar uma empresa nova já serão cadastrados, de forma automática, uma Unidade de Negócio e um Centro de Custo chamado “geral”, atrelado à nova unidade de negócio. Você pode alterar estes cadastros depois – mas, se a empresa não for usar esta estrutura, estas configurações já estarão prontas! : )

Anterior E-mail do Financeiro
Sumário